sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

tipos de cloro


na natureza não é encontrado em estado puro, já que reage com muitos elementos e compostos químicos, sendo encontrado formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar o cloreto de sódio é comum como sal de mesa o cloro é empregado para potabilizar a água de consumo dissolvendo-o nela. também é usado como oxidante , branqueador e desinfetante.

tipos de compostos clorados disponíveis no mercado.

Hipoclorito de Sódio.   compostos clorados de origem inorgânica:
é bastante solúvel em água, quando reage com a água formam-se soluções de ácido hipocloroso e hidróxido de sódio por ser forte agente oxidante e um dos mais efetivos e econômicos germicidas existente, destruindo a superfície externa de bactérias e vírus,  reage rapidamente com a matéria orgânica, presente na água da piscina, que leva a uma rápida capacidade de desinfecção sendo muito instável, perde rapidamente o princípio ativo, principalmente sob o efeito da luz solar..




Hipoclorito de Cálcio.  compostos clorados de origem inorgânica:
é pouco solúvel  em água, possuem entre 6% e 11% de insolúveis dependendo da qualidade obtida por cada fabricante. deixam a água da piscina turva (leitosa) no momento da aplicação do produto elevando o custo final do tratamento quando reage com a água formam-se soluções de ácido hipocloroso e hidróxido de cálcio como aumenta o teor de cálcio na água favorece o aparecimento de incrustações instável, perde rapidamente o princípio ativo.




Dicloro Isocianurato de Sódio.  compostos clorados de origem orgânica:
é pouco solúvel em água, em função do seu pH em solução a 1% variar de 6 a 8; na sua reação com a água, não altera o pH da água da piscina de maneira significativa quando reage com a água formam-se soluções de ácido hipocloroso e de ácido isocianúrico por apresentar uma estrutura química estável, reage lentamente com a matéria orgânica, presente na água da piscina, o que leva a uma liberação mais lenta do ácido hipocloroso,
permanecendo mais efetivos na capacidade de desinfecção. por ser  estabilizado e age 24 horas por dia mantendo a água protegida contra microrganismos em função da sua característica estável tem baixo poder de oxidação.





Ácido tricloro isocianúrico.  compostos clorados de origem orgânica:
é pouco solúvel em água,em função do seu pH em solução a 1% variar de 2,7 a 2,9; na sua reação com a água, altera o pH da água da piscina de maneira significativa para baixo quando reage com a água formam-se soluções de ácido hipocloroso e de ácido isocianúrico muito estável, em função da sua estrutura química, característica de composto orgânico em função da sua alta estabilidade quando adicionado às piscinas, o banhista fica protegido quanto aos riscos microbiológicos.

o cloro no corpo humano 

o cloro é encontrado predominantemente em líquidos extracelulares e intracelulares. a quantidade de cloro no homem adulto normal de 70kg corresponde a 0,12% do peso corporal.é absorvido de forma rápida no trato gastrointestinal.esse mineral é um dos mais importantes na regulação da pressão osmótica, pois o cloro ionizado, juntamente com o sódio, mantém o balanço aquoso. participa no equilíbrio ácido-base e na manutenção do Ph sangüíneo. o cloro secretado pela mucosa gástrica como ácido clorídrico acarreta a acidez necessária para a digestão no estômago e para a ativação de enzimas.é difícil haver carência e cloro no nosso organismo, pois  cloreto de sódio nada mais é que o nosso velho conhecido  como sal de mesa e alem disto  existe em quase todos os vegetais; ... Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate, etc.
logicamente em pouquíssima quantidade.



cloro concentrado 

o cloro tem um odor característico que o torna facilmente detectável a partir de uma concentração mínima no ar de algumas partes por milhão. O cloro líquido, quando em contacto com os olhos ou a pele, pode causar graves queimaduras. Se for exposto ao ar, vaporiza de imediato com efeitos irritantes e uma acção sufocante. Estes efeitos foram aproveitados durante a I Guerra Mundial, onde se usaram gases mortíferos feitos à base de cloro. apesar de numa concentração de 3,5 ppm ser apenas detectável pelo seu cheiro, o cloro provoca irritação a partir de 15 ppm, sendo bastante perigoso respirar uma atmosfera com 40 ppm durante uma hora. Uma dose de 1000 ppm é letal após algumas inspirações. devido a todos estes efeitos o cloro é considerado uma substância perigosa requerendo-se cuidados especiais no seu manuseamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário