
Água saudável é obtida por tratamento químico criterioso que combine três funções imprescindíveis: Oxidação, Desinfecção e Estabilização.
Como a água da piscina se polui e contamina
Durante o uso, os banhistas aportam na água cabelos, pelos, cosméticos, células mortas e óleos da pele, suor e outras secreções, urina etc., além de seus próprios microrganismos. mesmo com a piscina sem uso, os agentes atmosféricos. como o ar, o vento, as chuvas. trazem poeiras, insetos, folhas, algas, fungos e bactérias. a própria água de abastecimento, conforme sua origem pode conter alguns ou todos esses contaminantes. os organismos vivos encontram nessa mistura meio altamente propícia para crescer e se multiplicar, ameaçando a saúde e o bem-estar dos banhistas. a limpeza física eficiente consegue eliminar a parte visível dessa poluição (folhas, insetos, poeira), mas as demais, que são invisíveis aos nossos olhos, misturam-se na água, passam pelo meio filtrantes e entram em contato íntimo com os usuários. Esses contaminantes invisíveis podem ser divididos em duas categorias:
Impurezas químicas (substâncias orgânicas e inorgânicas)
E impurezas biológicas (micro organismos vivos ou mortos).
Desinfecção
Os micro organismos vivos precisam ser eliminados para não crescerem e se multiplicarem. desinfecção é o nome que se dá ao processo que elimina 99,99% dos microorganismos vivos.
o cloro– por diversas características que apresenta – é o produto mais amplamente utilizado em todo o mundo para a desinfecção de águas para fins potáveis, industriais e recreacionais. logo que o cloro é colocado na água, ele reage com ela para formar o ácido hipocloroso (Hocl), também chamado cloro livre, o verdadeiro e poderoso desinfetante, o qual destrói em pouco tempo os microorganismos presentes. a quantidade de cloro livre
que sobra na água após essa ação é chamada de residual de cloro.
Chique des
ResponderExcluir