quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Água saudável


Água saudável é aquela que está devidamente desinfetada, isto é, mantida livre de germes. Vivos ou mortos, causadores ou não de doenças, além de não conter substâncias orgânicas que possam servir de alimento para micro organismos, nem outros contaminantes orgânicos ou inorgânicos que possam deteriorar seu aspecto, causar cor, odor ou qualquer tipo de incômodo ao usuário e ou comprometimento da desinfecção.

Água saudável é obtida por tratamento químico criterioso que combine três funções imprescindíveis: Oxidação, Desinfecção e Estabilização.



Como a água da piscina se polui e contamina


Durante o uso, os banhistas aportam na água cabelos, pelos, cosméticos, células mortas e óleos da pele, suor e outras secreções, urina etc., além de seus próprios microrganismos. mesmo com a piscina sem uso, os agentes atmosféricos. como o ar, o vento, as chuvas. trazem poeiras, insetos, folhas, algas, fungos e bactérias. a própria água de abastecimento, conforme sua origem pode conter alguns ou todos esses contaminantes. os organismos vivos encontram nessa mistura meio altamente propícia para crescer e se multiplicar, ameaçando a saúde e o bem-estar dos banhistas. a limpeza física eficiente consegue eliminar a parte visível dessa poluição (folhas, insetos, poeira), mas as demais, que são invisíveis aos nossos olhos, misturam-se na água, passam pelo meio filtrantes e entram em contato íntimo com os usuários. Esses contaminantes invisíveis podem ser divididos em duas categorias:


Impurezas químicas (substâncias orgânicas e inorgânicas)

E impurezas biológicas (micro organismos vivos ou mortos).

Desinfecção


Os micro organismos vivos precisam ser eliminados para não crescerem e se multiplicarem. desinfecção é o nome que se dá ao processo que elimina 99,99% dos microorganismos vivos.


o cloro– por diversas características que apresenta – é o produto mais amplamente utilizado em todo o mundo para a desinfecção de águas para fins potáveis, industriais e recreacionais. logo que o cloro é colocado na água, ele reage com ela para formar o ácido hipocloroso (Hocl), também chamado cloro livre, o verdadeiro e poderoso desinfetante, o qual destrói em pouco tempo os microorganismos presentes. a quantidade de cloro livre


que sobra na água após essa ação é chamada de residual de cloro.


Um comentário: