quarta-feira, 30 de maio de 2012

modelos de piscinas

em questão de resistência, durabilidade, beleza, sofisticação de revestimentos e valorização do imóvel, ainda é a piscina de concreto armado, visto que vinil e fibra de vidro não são piscinas, são revestimentos que também necessitam de uma estrutura para sustentação ao contrário do que muitas pessoas dizem, a diferença fundamental está na estrutura e não no revestimento.


o concreto armado é executado com malha de ferro dupla no piso parede e borda
preenchidos com concreto usinado formando uma peça monobloco, com espessura média entre 12 a 15 cm.  e não depende do terreno para se apoiar, e pode ser executada em qualquer tipo de solo ou até mesmo suspensa.

a estrutura para o vinil é composta apenas de uma parede de blocos sustentada por colunas e no fundo é executado um contra piso de concreto armado com uma malha simples de ferro sem ligação com a parede. não pode ser feito em qualquer terreno, é uma opção, se você estiver com o orçamento apertado, mas seu terreno deverá ser plano e resistente. Caso contrário você deverá reforçar a estrutura de tal modo que o seu custo acaba chegando próximo ao de uma piscina de concreto armado.


fibra é outra opção mais barata do que o concreto armado a diferença da piscina de fibra, é que você não muita escolha. você deverá escolher os modelos já existentes a fibra com o tempo também perderá o seu brilho original, poderá manchar, criar bolhas e se a estrutura se movimentar poderá trincar assim como na piscina de vinil, tome os mesmos cuidados com a estrutura que vai suportar a pressão da água.

como medir a quantidade de aguá  em litros 


terça-feira, 29 de maio de 2012

Sistema de filtração e lipeza

Consiste na passagem da água pelo filtro para remoção das impurezas físicas visíveis. A finalidade da filtração é conseguir água visivelmente limpa e mantê-la nessa condição. Para isso o trabalho do filtro deve ser
Complementado pela limpeza manual das sujeiras depositadas nas superfícies internas da piscina, como folhas, insetos e outros detritos, com a utilização dos acessórios adequados, como:
1. Filtro* – O elemento filtrante mais utilizado, contido no filtro, é a areia de granulação específica que retém a sujeira em suspensão para que a água retorne limpa à piscina. Há também outros tipos de filtro, como os de cartucho . Verifique qual o tipo de filtro de sua piscina e procure saber como realizar as diversas operações que ele permite e também conhecer quando e como o meio filtrante deve ser limpo.

2. Bomba* – ou moto bomba – Acoplada ao filtro, sua função é movimentar a água pelo sistema de recirculação da piscina e permitirão filtro executar suas funções, as quais, controladas por uma válvula seletora, consistem basicamente em: filtração, aspiração, recirculação, drenagem e retro lavagem. Acione a filtração conforme as instruções do fabricante do filtro ou da piscina*.  Na falta delas procure iniciar com 4 a 8 horas diárias durante o verão e 2 a 4 horas diárias no inverno. O objetivo é manter água sempre limpa; se sentir que ela começa a turvar-se aumente o tempo de filtração. 















Sistema com filtro de pano  a  uma certa resistência dos consumidores em relação a eles. mas depende muito do uso eles são indicados para baixa intensidade de uso não adianta em nenhuma das opções e a pessoa largar o filtro sem limpar e fazer manutenção.         
                              








*leia atentamente o manual do fabricante e siga suas instruções.



3. Coadeira automática – ou skimmer – Instalada ao nível da água, sua função é captar sujeiras que flutuam na superfície.

4. Pré-filtros – A moto bomba e o skimmer dispõem de cestos pré-filtros para reter as sujeiras maiores e evitar que elas atinjam a bomba. Limpe-os ao menos uma vez por semana. A sujeira acumulada nesses cestos diminui a eficiência de sucção da moto bomba.
5. Aspirador – Conectado à coadeira automática ou à tomada de aspiração na parede da piscina por meio de mangueira flexível, o aspirador – convencional ou automático – remove a sujeira depositada sobre as paredes e fundo da piscina.







6. Peneiras – Usadas com freqüência para a remoção de folhas e outros detritos maiores, em suspensão ou depositados no fundo da piscina, evitam o risco de entupimento da tubulação e manchas nas superfícies.


7. Escovão – Para limpeza das superfícies submersas. Use-o, como uma vassoura, para desprender sujeiras depositadas nas paredes e piso da piscina e ou empurrá-las para próximo do ralo de fundo. Isso reduz o trabalho de aspiração.




8 . Esponja --- Para limpeza da borda use com limpa bordas e o skimmer ligado para que o sujeira seja levada para o filtro  caso não possua o skimmer utilize dois baldes um com água e limpa bordas outro só com água para enxaguar a esponja.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

piscina biológica


existem muitos tipos de piscinas ecológicas todas elas baseando-se princípio de que são as plantas aquáticas a acelerar o crescimento de microrganismos benéficos que destroem as bactérias e mantêm a piscina natural limpa cumprindo os mais rígidos critérios de qualidade da água assim a luz solar aquece a água na zona chamada “Regeneração” e essa água a uma temperatura mais elevada filtra-se gradualmente na zona de utilização Todo o processo baseia-se nos princípios de regeneração que a água possui num curso natural, onde podemos encontrar quedas de água e plantas ribeirinhas filtrantes.

dessa forma é possível criar um verdadeiro ecossistema no jardim de casa enquanto uma parte da piscina pode ser utilizada para o banho ou prática de natação a outra é reservada para as plantas aquáticas necessárias à purificação as duas piscinas são divididas para impedir que o banhista mergulhe entre um emaranhado de plantas infestadas de insetos e girinos.


a construção se resume a um sistema com duas áreas de igual volume uma para o desporto (a piscina propriamente dita) e outra de regeneração, onde ficam as plantas, substrato, animais e microrganismos além das bombas e outros equipamentos a água a ser tratada é bombeada para a área de regeneração onde é filtrada mecânica e biologicamente ao passar pelo substrato microrganismos e raízes das plantas a gravidade é responsável por devolver
a água limpa à piscina.


o sistema funciona em circuito privado uma bomba transporta a água da piscina de banho
para a piscina de regeneração onde as impurezas são filtradas pela ação natural das plantas aquáticas e dos microrganismos e da microfauna a água purificada retorna depois na área consagrada ao banho sem precisar receber outros aditivos químicos como o cloro.

complemento perfeito para uma casa automatizada energeticamente eficiente e ambientalmente sustentável e se ocasionalmente  encontrada com uma tartaruga não se preocupe nem mesmo com a lama na parte exterior ou algas marinhas para evitar elas a um muro separando a área de banho do jardim e tenha a certeza que depois de ter visto esta área livre de produtos químicos não vai querer nadar em qualquer outro lugar não é necessário a ajuda de um profissional para realizar o trabalho de limpeza a pessoa precisa apenas gostar de jardinagem e ter tempo para fazer esse trabalho Isso não é muito e a recompensa é ter a consciência ecológica limpa.





domingo, 27 de maio de 2012

Opções de tratamento

OZONIZAÇÃO 
o tratamento à base de ozônio consiste na injeção do gás produzido no local no fluxo de água o ozônio é o mais forte agente oxidante é um poderoso bactericida, algicida, fungicida e viricida destrói esses microrganismos até 3.120 vezes mais rápido que o cloro conhecido é muito mais potente que o cloro, além de eliminar com mais facilidade diversos microrganismos que o cloro não consegue como é o caso da Giárdia ou do Cryptosporidium, que causam diarreia.

contras


pode produzir cheiro e não é recomendado ter contato direto com a pele além de ser instável permanece na água por pouco tempo só mantém a água protegida de contaminação enquanto está sendo produzido (piscina ligada).Não tem residual ativo que garanta proteção da água contra contaminação nos períodos em que o equipamento permanecer desligado.














ULTRAVIOLETA 
os esterilizadores ultravioleta atuam através da radiação UV-C, matando células vivas pela destruição do DNA promove o controle não só das algas em suspensão como também de várias doenças causadas por organismos presentes na água trata-se de um recipiente cilíndrico em forma de tubo cujo núcleo possui uma lâmpada UV com uma potência dimensionada ao tamanho da piscina Por dentro deste tubo circula a água que é enviada por uma bomba devendo passar por uma pré-filtragem a fim de não enviar detritos sólidos que comprometam a eficiência da radiação ultravioleta Dentro deste tubo de material plástico ou inox encontramos um outro tubo de quartzo que protege a lâmpada UV do contato direto com a água É um tratamento com a luz ultravioleta que esteriliza a água que passa pela lâmpada matando vírus bactérias e algas instantaneamente. 
contras 
se durante o processo de circulação houver alguma quantidade de água que não passou pela lâmpada essa água não será esterilizada Eventuais esporos de algas presas nas paredes não serão atingidas nada é acrescida a água e ela é protegida de contaminação somente no momento em que a bomba está ligada não tem nenhum residual ativo que garanta proteção da água contra contaminação nos períodos sem que os equipamentos permanecerem desligados.O tratamento com ultravioleta elimina apenas alguns microrganismos presentes na água mas não consegue manter o residual ativo nem eliminar todas as impurezas da água e sub-produtos bronzeadores cloraminas e também  excreções orgânica saliva pele morta suor urina.






IONIZADOR
um tratamento automático através de íons metálicos de cobre e prata e que durante o processo de recirculação os íons são produzidos e lançados na água não dá cheiro e nem gosto na água o cobre e a prata combate as algas e  elimina os fungos bactérias os íons são estáveis e não são dissipados mesmo que a piscina esteja aquecida ou até mesmo em dias ensolarados O tratamento com íons matem residual ativo que protege a água durante os períodos em que o equipamento de recirculação estiver desligado Esse tratamento para água potável foi desenvolvida pela NASA.

contras 


O tratamento com ionizador apesar de manter o residual ativo ele acrescenta cobre e prata na aguá da piscina e não elimina todas as sujeiras da água sub-produtos bronzeadores

cloraminas e também excreções orgânica saliva pele morta suor urina.







GERADOR DE CLORO
é um aparelho que automatiza a produção de cloro de sua piscina a partir de um gerador de cloro através da adição de sal na água. 


contras


A água de piscina fica salgada e acelera a corrosão de todo equipamento tem residual ativo e mantém a água protegia de contaminação enquanto houver a presença de cloro na água em dias ensolarados o cloro é dissipado rapidamente.





















CLORO
o cloro vem sendo usado há mais de um século como desinfetante de água de piscinas com muito sucesso pois possui três características essenciais atua como um rápido e persistente sanitizante é um algicida efetivo e é um forte oxidante que elimina materiais orgânicos que podem alterar a cor da água, gerar odores ou formar limo para que esse  processo seja eficaz o cloro deve ser regularmente adicionado na piscina e testado diariamente é um tratamento manual e necessita de acompanhamento diário e correção frequente Tem residual ativo e matem a água protegida de contaminação enquanto houver presença do cloro na água Com o passar dos dias e com o sol intenso, o cloro é dissipado A princípio todos os métodos de oxidação têm seus prós e contras O cloro ainda é o mais usado, tanto pela eficiência comprovada como pelo custo uma vez que os outros tratamentos podem ser bem mais caros do que os feitos com cloro.


O cloro residual tem que estar presente por exigência da vigilância sanitária (portaria nº 518, que dispõe sobre parâmetros para água de consumo humano o que inclui uso em piscinas públicas ou privadas.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

piscinas origens


No vale do Indo (no atual Paquistão) tem os restos de uma  piscina de tijolos revestida com alcatrão, construído cerca de 3.000 ac.





Piscinas foram construídas pelos antigos gregos e romanos e usado para fins atléticos e treinamento militar. 


                  Imperadores romanos tinham piscinas exclusivas. 

No início no século 19 As primeiras piscinas foram construídas na Inglaterra. Em grande parte sem tratamento, com o passar dos dias ficavam muito sujas e tinhão que ser esvaziadas e enchidas novamente. Outra forma em volta do problema da poluição foi a construção de piscinas que a água fluía em uma base contínua, geralmente a partir de um riacho próximo.  Mas a mais simples piscina é um pouco mais complicado do que isso. Hoje a Piscinas de todas as formas e tamanhos, mas quase todas elas, a partir da doméstica para  as olímpicas, desde a retangular para as mais variamentes formas, o tratamento é da mesma forma básica. Qualquer coisa com mais de cerca de 5 metros cúbicos de água normalmente usa uma combinação de filtração e tratamento químico para limpar continuamente por recirculação. A piscina precisa de um sistema de circulação - bombas,tubagens, e produtos químicos de tratamento. A idéia básica é a bomba d'água em um contínuo ciclo, através de filtração e tratamento químico e volta para a piscina novamente. Por este processo, a água da piscina é mantido relativamente livre de bactérias, sujeira, detritos e microrganismos. Outros processos estão incluídos por exemplo aquecedores. E mesmo assim é necessário repor água perdida por evaporação, lavagem dos filtros e etc. A principal diferença entre piscinas é como o tanque é construído.



Existem vários diferentes estilos piscina, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Este não é o lugar para dar detalhes da construção, mas um resumo pode ser muito útil. A muitos métodos de construção de piscinas bastante diferentes, Mas todos eles dependem de circulação básica similar e sistemas de tratamento.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sistema de limpeza




A grande maioria das piscinas possui duas portas de vácuo ou (sucção) utilizadas somente na limpeza da piscina.

Em uma dessas portas são conectada a mangueira do aspirador de piscina, que funcionam mais ou menos como um aspirador de pó A diferença é que sugam água em vez de pó.

As portas a vácuo podem ter seu próprio sistema de bombeamento, mas na maioria das piscinas elas são controladas pela bomba principal.

Na segunda porta de vácuo ou (sucção) fica localizado a coadeira (skimmer)  

terça-feira, 15 de maio de 2012

como eliminar algas

as algas são plantas aquáticas que se multiplicam mais rapidamente no
verão contendo clorofila as algas utilizam o processo da fotossíntese
para crescer ou seja absorvem dióxido de carbono e libertam oxigênio


lado bom

elas estão entre as queridinhas do mundo dos cosméticos e não é à toa desde a antiguidade o ser humano explora as propriedades das algas como fonte de beleza e saúde tradição que se mantém até hoje além de serem riquíssimas em vitaminas proteínas e sais minerais as algas possuem grande concentração de aminoácidos que são fatores naturais na hidratação da pele assim a aplicação das algas na estética produz efeitos quase imediatos nas condições de pele mais visíveis como manchas e rugas mas seus benefícios não param por aí as algas são muito usadas na alimentação e não contêm gorduras ou calorias A longo prazo são aliadas do emagrecimento e da saúde garantindo uma melhor qualidade de vida as algas também são eficazes para otimizar o metabolismo celular que permite o crescimento e a reprodução das células e aumentar as defesas do corpo




lado ruim
todos os proprietários de piscinas num determinado momento têm de levar a cabo uma batalha contra a proliferação de algas ocasionais entram constantemente nas piscinas esporos de algas trazidas pelo ar vento ou chuva uma rápida proliferação de algas pode ocorrer apenas numa noite essas condições incluem o equilíbrio químico da água a temperatura luz solar evidentemente a falta de uma boa filtragem
e saneamento pode ser a causa primária das algas

o primeiro problema evidente é que ninguém tem vontade de nadar
numa piscinas com algas o segundo problema é que exige trabalho esforço e dinheiro para livrar a piscina completamente de algas
por isso é melhor usar produtos químicos de prevenção e algumas técnicas que serão descritas posteriormente as algas podem turvar a colorir a água tornando difíceis as tentativas de tratamento
as algas em si não são prejudiciais aos nadadores mas quem 
tem vontade de nadar numa piscina feia







as algas também entopem os poros dos filtros diminuindo a sua eficácia o que irá exigir lavagens mais frequentes a médio prazo As algas consomem o cloro que deveria estar a desinfetar a aguá devemos encarar as algas da piscina como as ervas daninhas de um jardim


existem mais de 21.000 variedades conhecidas de algas podemos evitar todas as complicações identificando as algas da piscina pela cor que apresentam as algas verdes sendo a mais comum normalmente irão surgir logo após uma falta de filtragem adequada são encontradas a flutuar e também se agarrem às paredes da piscina dará um coloração verde-claro à piscina algumas variedades aparecem como pontos em superfícies em áreas particularmente ásperas ou em locais onde a circulação é reduzida Também podem aparecer como folhas em grandes áreas de paredes ou mesmo em toda a piscina revestindo-a de um desagradável lodo verde as algas amarelas são uma variedade que se pegam às paredes da piscina também chamadas algas-mostarda normalmente encontradas no lado mais escuro da piscina pode ser muito difícil erradicá-las completamente uma vez iniciada a proliferação o dono de uma piscina pode passar todo o verão a lutar contra algas amarelas a reincidência é comum esta variedade é resistente a sua erradicação deve ser tratada com firmeza



algas pretas talvez a mais preocupante de todas algas que tem até sido comparado ao herpes uma vez se as tiver estará lá para toda a vida esta afirmação não é totalmente exata mas a dificuldade na erradicação deve-se às fortes raízes das algas pretas as algas negras aparecem como manchas escuras a preto ou azul/verde geralmente com o tamanho de uma ponta de borracha de lápis as raízes estendem-se até o reboco do azulejo e a menos que as raízes sejam destruídas completamente irão voltar no mesmo lugar as comunidades de algas pretas também contêm camadas protetoras para impedir os químicos destruidores de penetrarem no organismo Como as algas amarelas a variedade de algas pretas podem florescer mesmo na presença de níveis normais de desinfecção e com um sistema de filtragem adequado é provável que estas algas entram nas piscinas dentro de roupas de banho de alguém que nadou recentemente no oceano
prevenção um equilíbrio químico apropriado e desinfectantes impedem muitas oportunidades para o florescimento das algas um pH elevado e níveis baixos de cloro pode dar às algas um importante empurrão para a infestação a limpeza geral é importante algum material orgânico e bactérias podem contribuir para o crescimento das algas a escovação regular das piscinas mesmo se aparentemente limpas não é só um exercício saudável mas que também evita o algas se aglomere nos poros do rejunte um excelente começo para uma colonia de algas

como posso matar as algas antes de mais faça um tratamento de choque com cloro adicional faça o equilíbrio da sua água com especial atenção ao pH em segundo lugar ajuste as válvulas para uma filtragem ideal que permita que funcione até 12 horas por dia quando a piscina estiver totalmente limpa 2 horas são suficiente  

para algas verdes em suspensão na piscina faça um tratamento de choque se for necessário deixando a válvula no sentido recirculação adicionar sulfato de alumínio para decantar escove as paredes e o piso espere de 12 a 48 horas para decantar e aspire drenando para que as algas não se encontram em suspensão mas que se agarram às paredes siga o mesmo procedimento acima

para algas amarelas e pretas a parte de escovar é muito importante para tirar as camadas de proteção para os produtos químicos poderem destruir a planta de dentro para fora A escova de aço é eficaz (somente piscinas de azulejo) para destruir a parte esterna das algas também eficaz em nódulos de algas é fazer uma aspersão de cloro granular sobre os pontos mas se estiverem na parede é quase impossível segue-se uma dose de sulfato de cobre ou de polímeros de alta resistência espere 24 horas fundamental aspirar drenando

se as algas têm sido um problema permanente na sua piscina durante vários anos talvez seja uma boa ideia esvaziar a piscina muitos anos com este problema e pouca manutenção acumula células mortas de algas e uma grande quantidade de outros sólidos na água que contribuem para o rejuvenescimento das algas Faça uma lavagem ácida mas apenas depois de esvaziar para matar as raízes das algas embutidas no rejunte depois deve trocar a areia se tiver um filtro de areia ou trocar o cartucho se for deste tipo a areia deverá ser alterado a cada 5-7 anos e os filtros de cartucho devem ter elementos novos a cada 1-2 anos Um filtro em bom funcionamento irá evitar acumulação de algas na sua piscina.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

piscinas aquecidas







Piscinas aquecidas em certas épocas frias do ano não da vontade alguma de pular na água mas hoje em dia, muitas pessoas recorreram aos aquecedores para manter a água quente e atrativa entre os meses de junho a setembro. Alguns investimentos podem tornar este hábito mais agradável, além de valorizar o imóvel. Afinal, se piscina já não é comum,  aquecida é uma raridade.



A basicamente trés tipos de aquecimento para piscinas, solar, elétrico e a gás. 


O sistema de aquecimento solar para piscinas é constituído de uma bateria de placas coletoras, as quais são interligadas a uma bomba.
A maioria das bombas utilizadas para filtragem e recirculação da água da piscina possui potência suficiente para permitir a circulação de água através do sistema, que normalmente fica sobre um telhado próximo. Quando isso não ocorrer, é necessário o uso de uma bomba auxiliar.






O sistema de aquecimento elétrico é um aparelho que absorve o calor do ar e o transfere pra a água através de um trocador. 
                                            Seu aquecedor interno funciona como  um ar condicionado invertido, ou seja, ao invés de utilizar o ar resfriado, absorve o calor removido do ar para assim aquecer a água e enviar para a piscina existem no mercado vários modelos de trocadores de calor que variam de acordo com a necessidade do cliente.


O sistema de aquecimento a gás não é muito freqüente a sua utilização devido ao alto custo de manutenção e consumo, sendo na maioria das vezes substituídos pelos modelos citados acima.
Apesar de ter se desenvolvido e evoluído com o passar dos anos, o aquecedor a gás não conseguiu se equiparar aos seus concorrentes, devido a ter o mais alto custo X benefício do seguimento de aquecimento para piscinas,há quem não abra mão de um bom aquecedor a gás para complementar o sistema de aquecimento de suas piscinas, uma ferramenta boa para um momento de emergência. Quem possuí aquecedor solar, nos dias nublados podem optar por essa opção!