quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Água saudável


Água saudável é aquela que está devidamente desinfetada, isto é, mantida livre de germes. Vivos ou mortos, causadores ou não de doenças, além de não conter substâncias orgânicas que possam servir de alimento para micro organismos, nem outros contaminantes orgânicos ou inorgânicos que possam deteriorar seu aspecto, causar cor, odor ou qualquer tipo de incômodo ao usuário e ou comprometimento da desinfecção.

Água saudável é obtida por tratamento químico criterioso que combine três funções imprescindíveis: Oxidação, Desinfecção e Estabilização.



Como a água da piscina se polui e contamina


Durante o uso, os banhistas aportam na água cabelos, pelos, cosméticos, células mortas e óleos da pele, suor e outras secreções, urina etc., além de seus próprios microrganismos. mesmo com a piscina sem uso, os agentes atmosféricos. como o ar, o vento, as chuvas. trazem poeiras, insetos, folhas, algas, fungos e bactérias. a própria água de abastecimento, conforme sua origem pode conter alguns ou todos esses contaminantes. os organismos vivos encontram nessa mistura meio altamente propícia para crescer e se multiplicar, ameaçando a saúde e o bem-estar dos banhistas. a limpeza física eficiente consegue eliminar a parte visível dessa poluição (folhas, insetos, poeira), mas as demais, que são invisíveis aos nossos olhos, misturam-se na água, passam pelo meio filtrantes e entram em contato íntimo com os usuários. Esses contaminantes invisíveis podem ser divididos em duas categorias:


Impurezas químicas (substâncias orgânicas e inorgânicas)

E impurezas biológicas (micro organismos vivos ou mortos).

Desinfecção


Os micro organismos vivos precisam ser eliminados para não crescerem e se multiplicarem. desinfecção é o nome que se dá ao processo que elimina 99,99% dos microorganismos vivos.


o cloro– por diversas características que apresenta – é o produto mais amplamente utilizado em todo o mundo para a desinfecção de águas para fins potáveis, industriais e recreacionais. logo que o cloro é colocado na água, ele reage com ela para formar o ácido hipocloroso (Hocl), também chamado cloro livre, o verdadeiro e poderoso desinfetante, o qual destrói em pouco tempo os microorganismos presentes. a quantidade de cloro livre


que sobra na água após essa ação é chamada de residual de cloro.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

tipos de cloro


na natureza não é encontrado em estado puro, já que reage com muitos elementos e compostos químicos, sendo encontrado formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar o cloreto de sódio é comum como sal de mesa o cloro é empregado para potabilizar a água de consumo dissolvendo-o nela. também é usado como oxidante , branqueador e desinfetante.

tipos de compostos clorados disponíveis no mercado.

Hipoclorito de Sódio.   compostos clorados de origem inorgânica:
é bastante solúvel em água, quando reage com a água formam-se soluções de ácido hipocloroso e hidróxido de sódio por ser forte agente oxidante e um dos mais efetivos e econômicos germicidas existente, destruindo a superfície externa de bactérias e vírus,  reage rapidamente com a matéria orgânica, presente na água da piscina, que leva a uma rápida capacidade de desinfecção sendo muito instável, perde rapidamente o princípio ativo, principalmente sob o efeito da luz solar..




Hipoclorito de Cálcio.  compostos clorados de origem inorgânica:
é pouco solúvel  em água, possuem entre 6% e 11% de insolúveis dependendo da qualidade obtida por cada fabricante. deixam a água da piscina turva (leitosa) no momento da aplicação do produto elevando o custo final do tratamento quando reage com a água formam-se soluções de ácido hipocloroso e hidróxido de cálcio como aumenta o teor de cálcio na água favorece o aparecimento de incrustações instável, perde rapidamente o princípio ativo.




Dicloro Isocianurato de Sódio.  compostos clorados de origem orgânica:
é pouco solúvel em água, em função do seu pH em solução a 1% variar de 6 a 8; na sua reação com a água, não altera o pH da água da piscina de maneira significativa quando reage com a água formam-se soluções de ácido hipocloroso e de ácido isocianúrico por apresentar uma estrutura química estável, reage lentamente com a matéria orgânica, presente na água da piscina, o que leva a uma liberação mais lenta do ácido hipocloroso,
permanecendo mais efetivos na capacidade de desinfecção. por ser  estabilizado e age 24 horas por dia mantendo a água protegida contra microrganismos em função da sua característica estável tem baixo poder de oxidação.





Ácido tricloro isocianúrico.  compostos clorados de origem orgânica:
é pouco solúvel em água,em função do seu pH em solução a 1% variar de 2,7 a 2,9; na sua reação com a água, altera o pH da água da piscina de maneira significativa para baixo quando reage com a água formam-se soluções de ácido hipocloroso e de ácido isocianúrico muito estável, em função da sua estrutura química, característica de composto orgânico em função da sua alta estabilidade quando adicionado às piscinas, o banhista fica protegido quanto aos riscos microbiológicos.

o cloro no corpo humano 

o cloro é encontrado predominantemente em líquidos extracelulares e intracelulares. a quantidade de cloro no homem adulto normal de 70kg corresponde a 0,12% do peso corporal.é absorvido de forma rápida no trato gastrointestinal.esse mineral é um dos mais importantes na regulação da pressão osmótica, pois o cloro ionizado, juntamente com o sódio, mantém o balanço aquoso. participa no equilíbrio ácido-base e na manutenção do Ph sangüíneo. o cloro secretado pela mucosa gástrica como ácido clorídrico acarreta a acidez necessária para a digestão no estômago e para a ativação de enzimas.é difícil haver carência e cloro no nosso organismo, pois  cloreto de sódio nada mais é que o nosso velho conhecido  como sal de mesa e alem disto  existe em quase todos os vegetais; ... Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate, etc.
logicamente em pouquíssima quantidade.



cloro concentrado 

o cloro tem um odor característico que o torna facilmente detectável a partir de uma concentração mínima no ar de algumas partes por milhão. O cloro líquido, quando em contacto com os olhos ou a pele, pode causar graves queimaduras. Se for exposto ao ar, vaporiza de imediato com efeitos irritantes e uma acção sufocante. Estes efeitos foram aproveitados durante a I Guerra Mundial, onde se usaram gases mortíferos feitos à base de cloro. apesar de numa concentração de 3,5 ppm ser apenas detectável pelo seu cheiro, o cloro provoca irritação a partir de 15 ppm, sendo bastante perigoso respirar uma atmosfera com 40 ppm durante uma hora. Uma dose de 1000 ppm é letal após algumas inspirações. devido a todos estes efeitos o cloro é considerado uma substância perigosa requerendo-se cuidados especiais no seu manuseamento.



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

glossário listagens


Acidulante – produto ácido destinado a neutralizar produtos básicos (alcalinos), ou seja, a baixar o ph de uma solução. Exemplos de produtos ácidos: vinagre, limão, abacaxi, ácido muriático.  (Sulfato de alumínio)

Alcalinizaste – produto básico destinado a neutralizar produtos ácidos, ou seja, elevar o ph de uma solução.
(Barrilha leve)

Algas – formas microscópicas de vegetais sem ou com raízes, que utilizam a luz do sol e micronutrientes da água para se desenvolver e procriar (fotossíntese). Algumas variedades flutuam livremente na água, outras se prendem às superfícies Geralmente apresentam coloração verde, verde azulada, amarela ou marrom. Chegam às
Piscinas trazidas pelos ventos, chuvas e poeiras.

Algicida choque – produto destinado a eliminar e prevenir o desenvolvimento de algas.

Aspiração – processo de remoção de sujeira sobre as superfícies da piscina por meio do sistema de sucção pela moto bomba e aparelhagem adequada, através do qual a sujeira é aspirada junto coma água, podendo esta ser filtrada e reaproveitada ou descartada junto com a sujeira (drenagem).

Clarificação – processo de remoção de turbidez da água.

Clarificante – produto utilizado para clarificar a água.

Cloração de manutenção – tratamento de cloração para manter residual de cloro constante na água a fim de prevenir acúmulo de poluentes. Recomenda-se residual constante de dois a quatro PPM de cloro livre.

Cloramina – composto formado pela reação do cloro livre da água com o nitrogênio amoniacal proveniente de suor, urina, óleos etc. É o verdadeiro responsável pelo “cheiro característico” de cloro da água, quando na verdade ele só se forma em águas com pouco cloro. Tem poder desinfetante reduzida.

Cloro estabilizado – produto que contém cloro e estabilizante.

Cloro livre – nome dado ao ácido hipocloroso – Hocl – o verdadeiro desinfetante presente na água clorada.

Demanda de cloro – quantidade de cloro necessária para destruir contaminantes.

Desinfecção – processo que consiste em matar 99,99% dos microorganismos vivos presentes num meio.

Equilíbrio físico-químico – interação dos parâmetros físico-químicos (ph, alcalinidade total, dureza cálcica, sólidos dissolvidos e temperatura) de uma água.

Estabilização – processo que impede ou retarda a decomposição rápida do cloro livre da água pelos raios ultravioleta do sol.

Estabilizante – produto destinado a estabilizar o residual de cloro da água da piscina.

Filtração – processo de remoção de partículas (sujeira) suspensas na água que consiste em fazê-las passar por meio filtrante (como a poeira, por exemplo).

Incrustação calcaria – depósitos de sais de cálcio que se formam sobre superfícies.