terça-feira, 29 de maio de 2012

Sistema de filtração e lipeza

Consiste na passagem da água pelo filtro para remoção das impurezas físicas visíveis. A finalidade da filtração é conseguir água visivelmente limpa e mantê-la nessa condição. Para isso o trabalho do filtro deve ser
Complementado pela limpeza manual das sujeiras depositadas nas superfícies internas da piscina, como folhas, insetos e outros detritos, com a utilização dos acessórios adequados, como:
1. Filtro* – O elemento filtrante mais utilizado, contido no filtro, é a areia de granulação específica que retém a sujeira em suspensão para que a água retorne limpa à piscina. Há também outros tipos de filtro, como os de cartucho . Verifique qual o tipo de filtro de sua piscina e procure saber como realizar as diversas operações que ele permite e também conhecer quando e como o meio filtrante deve ser limpo.

2. Bomba* – ou moto bomba – Acoplada ao filtro, sua função é movimentar a água pelo sistema de recirculação da piscina e permitirão filtro executar suas funções, as quais, controladas por uma válvula seletora, consistem basicamente em: filtração, aspiração, recirculação, drenagem e retro lavagem. Acione a filtração conforme as instruções do fabricante do filtro ou da piscina*.  Na falta delas procure iniciar com 4 a 8 horas diárias durante o verão e 2 a 4 horas diárias no inverno. O objetivo é manter água sempre limpa; se sentir que ela começa a turvar-se aumente o tempo de filtração. 















Sistema com filtro de pano  a  uma certa resistência dos consumidores em relação a eles. mas depende muito do uso eles são indicados para baixa intensidade de uso não adianta em nenhuma das opções e a pessoa largar o filtro sem limpar e fazer manutenção.         
                              








*leia atentamente o manual do fabricante e siga suas instruções.



3. Coadeira automática – ou skimmer – Instalada ao nível da água, sua função é captar sujeiras que flutuam na superfície.

4. Pré-filtros – A moto bomba e o skimmer dispõem de cestos pré-filtros para reter as sujeiras maiores e evitar que elas atinjam a bomba. Limpe-os ao menos uma vez por semana. A sujeira acumulada nesses cestos diminui a eficiência de sucção da moto bomba.
5. Aspirador – Conectado à coadeira automática ou à tomada de aspiração na parede da piscina por meio de mangueira flexível, o aspirador – convencional ou automático – remove a sujeira depositada sobre as paredes e fundo da piscina.







6. Peneiras – Usadas com freqüência para a remoção de folhas e outros detritos maiores, em suspensão ou depositados no fundo da piscina, evitam o risco de entupimento da tubulação e manchas nas superfícies.


7. Escovão – Para limpeza das superfícies submersas. Use-o, como uma vassoura, para desprender sujeiras depositadas nas paredes e piso da piscina e ou empurrá-las para próximo do ralo de fundo. Isso reduz o trabalho de aspiração.




8 . Esponja --- Para limpeza da borda use com limpa bordas e o skimmer ligado para que o sujeira seja levada para o filtro  caso não possua o skimmer utilize dois baldes um com água e limpa bordas outro só com água para enxaguar a esponja.

Um comentário:

  1. Excelente explanação. Texto enxuto e objetivo. Muito obrigado pela excelente instrução! Parabéns!

    ResponderExcluir